Política



Bom, mais um ano em que teremos que escolher os nossos governantes. O Brasil está caminhando para se tornar uma democracia exemplar, os números não nos deixam mentir. Compomos um universo de 130 milhões de eleitores. Temos a tecnologia para organizar um pleito 100% informatizado.  Tudo isso parece ser uma grande festa democrática, capaz de encher os olhos de qualquer cidadão, de qualquer parte do mundo.
Mas será que é isso mesmo? Será que é certo encher o peito para dizer que somos uma das maiores democracias do mundo, quando os eleitores não tem o livre arbítrio de querer votar ou não? Isso é democrático?
A Lei eleitoral diz que a eleição de um candidato se dá quando este consegue o maioria dos votos válidos. Votos válidos são os votos que são, efetivamente, dados ao candidato. Parece óbvio! Mas o que dizer dos votos nulos? Não deveriam ser considerados votos válidos? E se o eleitor não estiver disposto a dar o seu voto para nenhum dos candidatos? Quer dizer então que, esse eleitor não tem o "direito" de anular o voto. Quer dizer que a opção do voto nulo não vale nada? É o que diz a Lei. "Se quiser participar das decisões do seu País, terá que optar por qualquer um dos candidatos, por pior que sejam".
A Lei eleitoral diz que se 51 % dos votos forem votos nulos, só serão computados os votos dados a qualquer candidato. Em outros Países mais desenvolvidos isso anularia a eleição. Ou seja, basta um voto para que o elemento seja eleito. Mesmo que 99,99% dos eleitores anulem os  votos, ele será eleito. Isso é um absurdo!
Esta é a razão que faz com que as pessoas não queiram anular o voto.
Entretanto, mesmo sabendo que o voto nulo não vai anular nenhuma eleição nessa "mega" democracia, onde você é obrigado a votar, onde analfabetos votam, onde há partidos sem ética, onde candidatos fazem da política um meio de vida, e que partidos são criados para defender interesses corporativos, onde bandidos condenados podem se candidatar, ainda sim o voto nulo pode ter uma função bem interessante para aqueles que não se sentem a vontade com essa situação. Pensemos então em estatística. Mesmo sentindo que se você anular seu voto isso lhe pareça um desperdício, imagine a situação hipotética de 20% de votos anulados nessa próxima eleição. Isso não tiraria os sacanas que aí estão, do páreo, mas tanto os partidos, quanto o TSE iriam, inevitavelmente se incomodar com tal situação. São 20% de 130 milhões de votos, ou seja, 26 milhões de votos dados a ninguém e a nenhum partido. No mínimo eles teriam que pensar sobre o porque disso e como fariam para que isso não acontecesse mais. A voz do povo estaria sendo ouvida, democraticamente através do voto. Pensem bem sobre o que é democracia, o que é eleição, como devemos tratar com políticos raposas, e o que você pode usar dos meandros da Lei a seu favor. Não saia por aí distribuindo votos sem saber o que isso significa. Não seja mais um conformado e nem conivente com o que lhe apresentam. Chega de nivelar por baixo! Chega de engolir o "menos pior"!

| Emir Bocchino |

Nenhum comentário:

Blog do Emir

Minha foto
Formosa, Goiás, Brazil